CIDADE SEDIA COMEMORAÇÃO DOS 16 ANOS DO PARQUE ESTADUAL SERRA DO CABRAL

A Estação Ferroviária de Joaquim Felício sediou o aniversário de 16 anos do Parque Estadual Serra do Cabral. A comemoração aconteceu nesta quarta, dia 29, e teve como objetivo sensibilizar sobre a preservação dos ecossistemas naturais de grande relevância regional. O Parque possui abundante rede hidrográfica, sendo um divisor de águas entre os rios das Velhas e Jequitaí, e abriga muitas nascentes, entre elas as dos Embaissaia e Riachão, responsáveis pelo abastecimento das áreas urbanas de Joaquim Felício e Buenópolis, respectivamente.

Esta unidade de conservação possui ainda importantes sítios arqueológicos representados por pinturas rupestres onde predominam desenhos de animais, que retratam parte da vida cotidiana dos povos que residiram na região, além de ser uma área composta pelo cerrado, veredas e campos rupestres onde florescem as famosas flores de sempre-viva.

Participaram do evento o gerente do Parque, Jarbas Alcântara com sua equipe, o prefeito Miguelzinho, a vice-prefeita, Ivanete da Farmácia, vereadores, a equipe da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, além dos funcionários e da população. As equipes do Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETA e do Projeto Manuelzão também estiveram presentes com exemplares de animais típicos da fauna local e maquetes sobre a bacia do Rio das Velhas. Eles compartilharam sobre a fauna terrestre e aquática local e as implicações das atividades humanas no ambiente em que vivemos.